Informações sobre o vegetarianismo

Vegetarianismo o que é?

Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.
O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento, evolutivo etc.
Fonte: (http://www.vegetarianismo.com.br)

Exitem três tipos de vegetarianos, abaixo darei alguns exemplos.

Os ovolactovegetarianos que consomem também ovos e leite;
Os lacto-vegetarianos que comsomem também leite e lacticínios;

Os vegetarianos estritos ou mais conhecidos como veganos ou do ingles vegan (vigan) excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.
Fonte: (http://www.sejavegetariano.com.br/)

Criado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson, o movimento vegan, ou vegano, vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Essa derivação do vegetarianismo abole o consumo de qualquer subproduto animal (incluindo carne, leite, ovos e mel), defende o direito dos animais e busca uma vida mais sustentável.
Fonte:(http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130934-17153,00-UM+MERCADO+DE+RAIZES.html)

Antes de 1944 não se fazia distinção entre vegetarianos e veganos. A palavra "vegetariano" englobava os dois conceitos. Foi usada formalmente, pela primeira vez, no dia 30 de Setembro de 1847, por Joseph Brotherton e outros, em Northwood Villa, Inglaterra, por ocasião da reunião inaugural da Sociedade Vegetariana do Reino Unido. Até 1847 os que não comiam carne eram conhecidos como "pitagóricos", ou seguidores do "sistema pitagórico", por causa do filósofo Pitágoras, da Grécia Antiga, também vegetariano.

A palavra vegan foi inventada por Donald Watson, fundador da Vegan Society (Sociedade Vegana do Reino Unido - http://www.vegansociety.com), na década de 40 do século passado.

Segundo palavras do próprio Donald, o vocábulo vegan surgiu, porque “os termos Vegetariano e Frutariano já estão ligados a sociedades que permitem os frutos de vacas e galinhas, e portanto (...) devemos criar uma palavra nova e apropriada (...). Usei o título The Vegan News. Se o adoptarmos, a nossa dieta logo se tornará a dieta vegana e aspiraremos à condição de veganos.”

Em inglês a palavra pronuncia-se “víí-gan”. Actualmente é esta a pronúncia mais comum no Reino Unido. No entanto, nos Estados Unidos são comuns as pronúncias "vii-jan" e "veign", além de "vii-gn", embora a Sociedade Vegana Americana defenda que a correcta é a britânica.

Fonte: (http://www.centrovegetariano.org/Article-323-De%2Bvegan%2Ba%2Bvegano.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário